Câncer Colorretal

Definição

O câncer colorretal é um tumor maligno que se desenvolve no intestino grosso, ou seja, no cólon ou em sua porção final, o reto. O principal tipo é o adenocarcinoma de cólon. Em 90% dos casos esse tumor se origina de um pólipo adenomatoso que, ao longo dos anos, sofre mutações em suas células, até que as mesmas se tornem células tumorais.

 

Vem daí a extrema importância de se realizar o exame de colonoscopia para rastreio e retirada desses pólipos, mesmo quando não existe nenhum sintoma. A indicação é de que a primeira colonoscopia de rastreio seja feita aos 45 anos se não houver história familiar positiva para câncer de cólon. Em casos de parentes de primeiro grau com esse tumor maligno, deve-se realizar a colonoscopia com 40 anos ou 10 anos antes da idade de diagnóstico do familiar.

 

O câncer colorretal é o terceiro mais frequente em homens e o segundo mais frequente em mulheres, perdendo apenas para o câncer de mama. Aparece geralmente a partir da quinta década de vida.

Sintomas

Como na maioria das neoplasias, não existem sintomas nas fases iniciais da doença. Já nos estágios mais avançados pode ocorrer: presença de sangue nas evacuações (vivo ou escuro), alterações no hábito intestinal (diarréia, contipação ou alternância dos dois), afilamento das fezes, sensação de esvaziamento incomplete e dor abdominal. O paciente também pode apresentar perda de peso e anemia (a qual, muitas vezes, pode ser o primeiro sinal da doença).

Tratamento

Na maioria das vezes cirúrgico e possui uma grande chance de cura. Quimioterapia e radioterapia são grandes aliados no tratamento do câncer colorretal, pricipalmente se já houver metástases (massas tumorais em outros órgãos como fígado e pulmão).

Compartilhar

Rolar para cima