Diverticulose / Diverticulite

diverticulose-diverticulite-dra-maria-luiza-queiroz
Definição

Divertículo é uma saliência tipo um dedo de luva que se forma frequentemente entre as fibras musculares das paredes do intestino grosso. A presença de numerosos divertículos no intestino recebe o nome de diverticulose. Acredita-se que grande parte da população com mais de 60 anos seja portadora assintomática dessa condição.

 

É considerada diverticulite quando os divertículos ficam inflamados ou infectados, podendo apresentar complicações como abcesso ou perfuração.

Causas
  • Envelhecimento e a constante perda da elasticidade da musculatura intestinal
  • Dieta alimentar pobre em fibras
  • Aumento da pressão no interior do intestino grosso
  • Predisposição genética.
Sintomas

Na maioria dos casos a diverticulose é assintomática. Quando ocorre sintomas, estes são inespecíficos como desconforto abdominal, constipação e alteração do hábito intestinal.

 

A diverticulite aguda é uma complicação da diverticulose, e seus sintomas englobam: dor abdominal importante abaixo do umbigo, constipação, diarréia, sangue nas fezes, dificuldade para urinar, febre, nauseas e vômitos.

Diagnóstico

O diagnóstico da diverticulite aguda leva em conta a história clínica do paciente, exame físico e os achados da tomografia computadorizada. A colonoscopia e o enema opaco (exame contrastado radiológico do intestino grosso) estão contra indicados na suspeita de diverticulite. Devido à inflamação do intestine, aumenta o risco de perfuração e peritonite.

 

Os divertículos podem ser visualizados pela colonoscopia ou enema opaco, mas esses exames só devem ser realizados for a da crise aguda de diverticulite.

Tratamento

Se não houver sinais de gravidade, o tratamento da diverticulite aguda se baseia no uso de antibióticos e antiinflamatórios. A maioria dos casos evolui para a cura dessa forma. A cirurgia fica reservada para os casos de complicações (abscessos muito grandes e perfuração). Quando ocorre muitas recidivas da diverticulite aguda, a cirurgia também pode ser uma opção programada.

 

Para a diverticulite, a orientação é de apenas uma dieta rica em fibras e de uma ingestão de pelo menos dois litros de liquido por dia.

Compartilhar

Rolar para cima