Doença do Refluxo Gastro Esofágico

Definição

doença crônica caracterizada pelo retorno de parte do conteúdo do estômago para o esôfago. O refluxo gastro esofágico pode causar vários sintomas no esôfago e fora dele, e também inflamação da mucosa desse órgão, conhecida como esofagite.

O que é a esofagite?

Esofagite é a inflamação da mucosa (revestimento) do esôfago, sua principal causa é a doença do refluxo gastro esofágico. Ela pode ser leve, apenas com inflamação do órgão ou mais grave com feridas (erosões) associadas.

Sintomas

pirose (azia e queimação), regurgitação (retorno do alimento), sensação de “bola na garganta” e sintomas extra esofágicos, como: tosse e inflamação da garganta.

Causas

Entre o esôfago e o estômago existe o esfíncter inferior do esôfago, que funciona como uma válvula que impede o ácido do estômago de voltar para o esôfago. Normalmente essa válvula só abre quando estamos nos alimentando. Nas pessoas com doença do refluxo, essa válvula pode ter uma pressão menor que a de costume e ficar um pouco aberta ou ela pode abrir fora de hora, permitindo que ocorra a volta do conteúdo do estômago para o esôfago de forma patológica.

Exames complementares para diagnóstico de DRGE:
  • Endoscopia digestiva alta: é possível visualizar a mucosa do esôfago e avaliar a presença de inflamação (esofagite) causada pelo refluxo vindo do estômago.
  • EED (rx de esôfago, estômago e duoedeno contrastados): não é muito útil no diagnóstico da DRGE em si, mas pode ajudar a avaliar alterações morfológicas (da forma) do esôfago que contribuem para o refluxo, como a hérnia do hiato esofágico.
  • phmetria de 24 hs: é o exame padrão ouro para o diagnóstico da DRGE. Nele o ph do esôfago é medido durante 24 hs por meio de uma sonda. Assim, comparamos se existe episódias de ph ácido (menor que 4) nos horários em que o paciente apresenta sintomas.

Obs: vale ressaltar que na maioria das vezes o diagnóstico da DRGE é clínico, quando os sinais e sintomas dos pacientes são típicos. Uma endoscopia normal não descarta a DRGE. Utilizamos a phmetria 24hs apenas em casos de dúvida no diagnóstico.

Obs: vale ressaltar que na maioria das vezes o diagnóstico da DRGE é clínico, quando os sinais e sintomas dos pacientes são típicos. Uma endoscopia normal não descarta a DRGE. Utilizamos a phmetria 24hs apenas em casos de dúvida no diagnóstico.

Complicações:
  • Esofagite erosiva: inflamação do esôfago com pequenas feridas
  • Esôfago de Barret: inflamação mais intensa, que leva a modificação das células do esôfago. Pode evoluir para lesões pré-malignas (com maior chance de se tornar um câncer de esôfago).
  • Estenose de esôfago: diminuição do calibre do esôfago, causada pela inflamação e fibrose (cicatriz) causada pelo refluxo.
Tratamento

Existe o tratamento clínico que é o mais usado e o cirúrgico que fica reservado para casos específicos.

Clínico
  • Mudanças nos hábitos de vida: evitar bebidas com caféína, bebidas alcoólicas, alimentos gordurosos, condimentos, chocolate. Suspender o tabagismo e, se for o caso, perda de peso. Evitar refeiões copiosas a noite, esperar de uma a duas horar para deitar após se alimentar. Levantar a cabeceira da cama se necessário.
  • Medicações que diminuem a produção de ácido pelo estômago: omeprazol, pantoprazol, lanzoprazol, esomeprazol, rabeprazol, dexlanzoprazol.
  • Medicações que ajudam a clarear o ácido do esôfago (pró cinéticos): bromoprida e domperidona.
  • Medicações que melhoram os sintomas de azia e queimação: anti ácidos (hidróxido de alumínio e magnésio).
Cirúrgico

Fundoplicatura (cirurgia que “aperta” a válvula que existe entre o esôfago e estômago, diminuindo assim o refluxo). Hoje em dia, essa cirurgia é feita por laparoscopia, o problema é que apresenta uma grande taxa de recidiva (muitos pacientes meses depois da cirurgia voltam a ter sintomas de DRGE e a precisarem de medicação). Bem indicada para pacientes jovens, que respondem a medicação, mas não conseguem ficar sem ela. Serve como opção para pacientes refratários ao tratamento clínico, mas nem sempre com sucesso.

Compartilhar

Rolar para cima