Doença Celíaca

Definição

A doença celíaca é uma doença autoimune, quando as células de defesa agridem outras células do próprio corpo, causando inflamação. No caso da doença celíaca, essa inflamação é desencadeada pelo glúten, proteína presente no trigo, cevada e centeio. É uma doença genética e pode acometer vários membros da mesma família.

 

Esse processo inflamatório, que ocorre no intestino delgado e leva à atrofia das vilosidades do mesmo, pode gerar a diminuição da absorção de nutrients. O intestino delgado é o principal responsável pela absorção da maioria dos nutrientes importantes para o bom funcionamento de nosso organismo.

Sintomas

Os sintomas variam muito, ela pode ser desde assintomática ou com sintomas inespecíficos do trato gastrointestinal, até se apresentar com diarréia, dor abdominal, perda de peso, anemia, osteoporose, infertilidade.

Diagnóstico
  • Biópsia de duodeno pela endoscopia digestiva alta (verificar presença de inflamação e atrofia das vilosidades do intestino)
  • Dosagem dos anticorpos contra o glúten no exame de sangue.

 

Tratamento

não há cura para a doença celíaca. O melhor tratamento é a retirada de alimentos que contenham glúten da alimentação. Por tanto, o acompanhamento conjunto com a nutricionista é fundamental para o sucesso do tratamento. Em alguns casos raros e refratários se faz necessário o tratamento com drogas imunossupressoras.

 

Se o diagnóstico de doença celíaca for feito em uma pessoa, todos os seus parentes de primeiro grau devem ser investigados, pois podem ter a doença sem terem ainda apresentado sintomas. Existem complicações da doença como anemia, osteoporose, infertilidade, hepatite, aumento do risco de linfoma. Por isso a pessoa deve ser tratada mesmo que assintomática.

Compartilhar

Rolar para cima